segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A opinião de Carrier


Uma opinião a reflectir sobre o estudo da história. Diz Richard Carrier que temos de ser cautelosos com as publicações de história escritos antes da década de 1950. As razões por ele apresentadas encontram-se no seu blog: http://richardcarrier.blogspot.pt/2007_04_01_archive.html

Quererão os nossos leitores da área da história comentar?


Investigação científica e ...


Recentemente li um artigo do site NatureJobs sobre alternativas de emprego para investigadores científicos. O texto, intitulado Business and Science: in the market, dá a conhecer oportunidades de empregabilidade em áreas aparentemente distantes da ciência, como é o caso do Marketing, por exemplo. 

Mas faz sentido, uma vez que empresas ligadas à ciência, como a Indústria Farmacêutica, precisam de colaboradores que entendam o que estão a tentar comercializar para melhor comunicar com os clientes. Estas empresas têm contratado funcionários com uma licenciatura na área das ciências, e que eventualmente seguiram uma carreira científica até ao patamar de pos-doc, tendo posteriormente apostado numa especialização em marketing. 

 Quem fala de marketing, pode falar de qualquer outra disciplina. O ideal é tentar aliar uma saída profissional com outra actividade que se goste de desenvolver. Deste modo não só se trabalhará num emprego que contribui para a realização pessoal, como poderá, eventualmente, levar à possibilidade de criar um negócio próprio, se tiver essa intenção.

Fonte
http://www.nature.com/naturejobs/science/articles/10.1038/nj7406-261a?WT.mc_id=FBK_NatureJobs
 



Ciência na Rua - em Estremoz

 
Divulgação do evento Ciência na Rua, que conta com o contributo do Centro de Ciência Viva de Estremoz e da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora:
 
A 6ª edição do CIÊNCIA NA RUA é já no próximo dia 15 de setembro, das 18h00 às 01h00, na cidade de Estremoz.
Estremoz Cidade de Ciência, é mais uma vez palco de inúmeras experiências interativas e espetáculos, onde a CIÊNCIA e a ARTE se juntam para viver a Química no nosso dia-a-dia, num Festival de Ciência de características únicas!
Durante uma noite única e inesquecível, dezenas de CIENTISTAS e ARTISTAS transformam o Centro da cidade de Estremoz recriando e experimentando 7 Grandes Momentos Científicos em torno da Química: TABELA PERIÓDICA, LAVOISIER, QUÍMICA e a SAÚDE, QUÍMICA e a ALIMENTAÇÃO, QUÍMICA e a COR, QUÍMICA e a INVESTIGAÇÃO CRIMINAL, QUÍMICA e a ENERGIA.
 
A Ciência é da responsabilidade do Centro Ciência Viva de Estremoz com a colaboração da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, através dos departamentos de Química e de Geociências. A Arte tem a direção artística dos PIA, Projetos de Intervenção Artística, onde os Bardoada, os PIA, os Quorum Ballet, os Kumpania Algazarra, os DesperateMen (uk), JoBithume (fr) e os Art Color Ballet (pl) representam a Química através da sua Arte.
 
A Ciência, o Teatro, a Música e a Dança estão à tua espera em Estremoz para desvendarem alguns dos preciosos segredos do Mundo que nos rodeia.
 
A gasolina do meu carro é Química???
Quando me apaixono é Química???
Na Química nada se perde???
Um iogurte é Química???
Em Estremoz, a Ciência e a Arte respondem!!!
 
Podes ter um “cheirinho” da edição anterior em http://www.ciencianarua.uevora.pt/2012/newsletter.php#videos
 
Mais e outras informações em: www.ciencianarua.uevora.pt
 
Passa a palavra e aparece!!!!!!!!!